Quem precisa de advogado?

Precisa de advogado toda pessoa que está sendo questionada quanto às obrigações de dar (dinheiro), fazer, não fazer, bem como quem espera ou receia alguma punição estatal. Entretanto, nem sempre, o pedido é devido; a obrigação deve ser atendida ou a abstenção é mesmo obrigatória. Quanto à punição, pode não passar de receio para quem se julgue na iminência de sofrê-la ou de simples pretensão de quem entenda que alguém deva suportá-la.

A sua pergunta, embora simples, confunde-se com o cerne do problema jurídico, e a resposta, muitas vezes, num detalhe ou complexidade, pelo sim ou pelo não, pode ser bem diferente da esperada: se eu não fizer o que deve ser feito; se não der o que deve ser dado; não me abstiver do que é proibido; serei punido?

Portanto, para saber a resposta mais adequada à sua pergunta, consulte um advogado.

Isso é válido tanto para a área cível quanto a criminal, seja o cliente acusado ou vítima, autor ou réu, haja um processo instaurado ou exista uma simples discussão a resposta ao problema jurídico depende de advogado.

Defender-se de terceiros e até mesmo do Estado é direito constitucionalmente assegurado, pois ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude da lei.

Quanto à lei, esta necessita ser interpretada por especialistas capazes de entender os seus meandros nas dimensões lógicas, ontológicas, epistemológicas e axiológicas uma vez que, estabelecido o litígio, é preciso ficar claro que os juízes não aplicam diretamente a lei ao caso concreto, mas a sua interpretação.

A interpretação da lei permite a sua correta aplicação e esta se relaciona em grande parte pelo modo como a doutrina, a jurisprudência e o direito são apresentados pelo advogado. Logo, necessita de advogado quem precisa proteger bens jurídicos como a vida, a propriedade ou a liberdade. Se o seu problema é de ordem patrimonial, deve procurar os serviços de um advogado civilista. Se o problema é relacionado com a vida, ou mais precisamente com a liberdade, seja acusado ou vítima, são necessários os serviços de um advogado criminalista.